Bloco Gigantes da Lira - Blocos do Rio

O foco do bloco, sem dúvida, são as crianças e são elas que fazem a festa. Tendo como objetivo formar uma nova safra de foliões e bloco Gigantes da Lira conquistou o título de “Bloco das crianças”. A festa é para a família, avó, avô, mãe, pai, irmão, tio. Essa é a intenção do bloco ser familiar.




O bloco desfila no bairro de Laranjeiras, na Praça Aliança, na Rua General Glicério, contorna a Rua General Cristóvão Barcellos, voltando para praça. Um sábado antes do carnaval. A maior característica do bloco são as crianças. O Gigantes da Lira foi criado para elas. No carnaval de 2009 a superlotação atingiu em cheio essa peculiaridade, as crianças são as que mais sofrem. Qual o pai vai arriscar a saúde do seu filho naquela multidão? A superlotação é uma questão muito discutida nos últimos anos.

O desfile ainda mantém a sua diversão, muitos palhaços, malabaristas e fantasiados embalados por uma banda sensacional que vai do samba ao choro, passando por muitas marchinhas. Um verdadeiro baile aberto, a quantidade de crianças fantasiadas é fascinante. Elas adoram e nos lembramos dos nossos primeiros passos carnavalescos.




A fundadora da festa é a atriz Yeda Dantas e seu personagem o palhaço “Doutor Giramundo” e outros artistas de circo do carnaval carioca. Yeda é uma profissional da cultura muito ativa. Seus outros projetos são o Acorde Gigante, Fuzarca da Lira e apresentações com o grupo do Doutor Giramundo.




Outra personagem marcante do desfile é Dona Elizabete, homenageada todos os anos pelos integrantes da folia com a canção “Carinhoso” de Pixinguinha. A senhorinha de mais oitenta anos emociona todos os presentes, levando-os às lágrimas durante a música. O bloco para, reverencia a diva com a beleza dos carnavais passados e segue tentando criar o novo, numa época de modas e comercialização dos nossos costumes.



A melhor dica é afastar-se um pouco dos músicos sempre na frente da bateria para curtir mais confortavelmente o desfile. Para quem pretende levar crianças pequenas, a melhor opção é chegar bem cedo e curtir a concentração do bloco. Pode também esperar a dispersão para aproveitar. Para crianças maiores dá para seguir o cortejo. O bloco arrasta quase 5 mil pessoas e vai completar o seu 11º desfile. O Gigantes também organiza bailes e shows infantis.



Ensaios: Shows e bailes infantis.

Desfiles: No sábado anterior ao carnaval, desfile 09:00 horas

Concentração: Na praça da Rua General Glicério, Laranjeiras.







Outros blocos:

Osquestra Popular Céu na Terra
Nem muda, nem saí de cima
Cordão do Boi Tata, na Praça XV
Bloco das Carmelitas em Santa Teresa

Um comentário:

  1. Recomendo o Bloco Rio Pandeiro! beijos

    http://www.youtube.com/watch?v=jT5g9aAP3jI

    ResponderExcluir

Participe: opiniões, dicas, fotos, novos blocos aumente nosso número de blocos. Quanto mais blocos tiverem melhor será o carnaval carioca.

Obra Registrada